Embora o pagamento do 13º salário ainda esteja longe, já tem trabalhador comemorando outro benefício: o abono salarial. Quem faz aniversário em agosto tem até o dia 15 de setembro para fazer o saque referente ao ano-base de 2016. O valor pode chegar a um salário mínimo.
O benefício é oferecido para quem é cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social (PIS), cadastro realizado a partir do primeiro registro em carteira. Para receber neste ano, é preciso ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com registro em carteira em 2016, ganhando até dois salários mínimos.
“O abono salarial chega de R$ 79 a um salário mínimo. Quanto mais tempo ele trabalhou, mais ele vai receber”, explica a superintendente regional da Caixa Econômica Federal Cláudia Ramos.
Iniciou agora o pagamento do calendário de 2016, mas os trabalhador que, eventualmente, tinha direito ao saque em 2015 e não fez, tem até dezembro desse ano para procurar uma agência da Caixa e sacar esses recursos”. O trabalhador também pode fazer a retirada do valor com o Cartão Cidadão em qualquer lotérica.
A gerente Patricia Penha dos Santos, que há oito anos recebe o abono salarial, diz que faz o planejamento da casa contando com esse dinheiro. O benefício desTe ano, inclusive, já tem destino. “Minha intenção mesmo é de pagar meus carnês, meu apartamento e meu IPVA”.
Ela vai receber o abono em dezembro, quando também recebe o 13º salário. O orçamento do mês promete ser recheado. “Em dezembro, como eu já tenho conta na Caixa, ele é colocado direto. Ajuda bastante. A gente sabe que em janeiro as contas vêm mais altas, são muitas contas para pagar, então você já deixa aquela reservinha para ficar prevenido para janeiro.”
É muito importante que o trabalhador que tem direito ao PIS fique atento, porque depois de encerrado o período de saques, o dinheiro do abono salarial volta para o fundo de amparo ao trabalhador para ser usado no pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial do próximo ano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207.
Fonte : G 1 Mogi das Cruzes
0 Comentários
Deixe seu comentário