A União Europeia (UE) e o Reino Unido não conseguiram nesta segunda-feira (4) alcançar um acordo sobre a conclusão da primeira fase das negociações do "Brexit", apesar de terem chegado a um "entendimento comum" na maioria dos assuntos.
"Tivemos uma reunião franca e construtiva... Ela é uma negociadora dura, não uma fácil.
Ela está defendendo o ponto de vista do Reino Unido com toda a energia que sabemos que ela tem", disse em entrevista coletiva o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, após um lanche de trabalho com a primeira-ministra britânica, Theresa May.
"Apesar de nossos melhores esforços e do significativo progresso alcançado nas últimas semanas, não foi possível chegar a um acordo completo hoje", acrescentando que a falta de um acordo "não é um fracasso".
May disse estar confiante de conseguir um acordopara avançar para a segunda fase das negociações, apesar de não ter conseguido chegar a um entendimento nesta segunda.
"Como o presidente Juncker disse, tivemos uma reunião construtiva hoje.
Os dois lados têm trabalhado duro e de boa fé, temos negociado duramente", disse a premiê. "Voltaremos a nos reunir no final da semana e também estou confiante que concluiremos isso de forma positiva."