Maioria do Senado americano vota contra julgamento do impeachment de Trump

Maioria do Senado americano vota contra julgamento do impeachment de Trump



Um grupo de membros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos entregou ao Senado a acusação de “incitação à insurreção”, pelos episódios que levaram à invasão do Capitólio, contra o ex-presidente Donald Trump. Na noite desta terça-feira, 26, o Senado votou e a maioria escolheu por não dar prosseguimento ao julgamento de impeachment.  A votação terminou 55 a 45 e classificaram a acusação como inconstitucional. O Senado dos EUA é divido 50 a 50 para Democratas e Republicanos e era necessário 2/3 das cadeiras para que a acusação fosse aceita – o que dá 67 votos no total. 17 republicanos precisavam votar contra Trump e somente cinco o fizeram. Em 2019 o Senado já havia absolvido Trump de um pedido de impeachment.

Alguns dos senadores republicanos eram contra as atitudes de Donald Trump, mas votaram com a maioria de seu partido. Um deles foi Mitch McConnell, do Kentucky e líder da minoria. Ele afirmou em seu discurso que Trump cometeu ofensas graves ​​em torno do cerco mortal ao Capitólio, que o ex-presidente “provocou” a multidão e disse que estava indeciso sobre a acusação. Toda a sua equipe de liderança se juntou a ele. O senador Rand Paul, republicano de Kentucky, forçou a votação após argumentar que era inconstitucional realizar um julgamento de impeachment de um ex-presidente. “Cidadãos privados não sofrem impeachment. O impeachment é para destituição do cargo, e o acusado aqui já deixou o cargo ”, disse Paul, chamando o julgamento de“ louco ”e vingativo.

Após as considerações iniciais, os senadores colocaram o julgamento em pausa por duas semanas, concordando em adiar qualquer debate até o dia 9 de fevereiro. A pausa dará ao presidente Joe Biden tempo para obter a confirmação dos membros de sua administração e dará à equipe jurídica de Trump uma chance de preparar sua defesa. Apenas três presidentes na história dos Estados Unidos sofreram processos de impeachment: Andrew Johnson, em 1868, e Bill Clinton, em 1999. Richard Nixon renunciou em 1974 antes que o pedido de cassação fosse votado.

Postar um comentário

0 Comentários