Antecipação da 1ª parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS

Antecipação da 1ª parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS

 


A antecipação da 1ª parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS que havia sido cogitada para ser liberada este mês de fevereiro, poderá ter sua liberação apenas à partir de abril.

O atraso na liberação da antecipação para os segurados do INSS é devido a demora na aprovação do Orçamento Federal para este ano. Segundo técnicos do governo, os indícios de que a antecipação não ocorrerá este mês é devido ao fato de que a folha de pagamentos do mês de fevereiro que será paga em março já começou a ser processada e na folha na consta qualquer valor extra que seja relacionado a antecipação do 13º salário. Logo a antecipação da primeira parcela do 13º pode ser valida para o mês de abril.

Além disso, existe um entrave que impacta na liberação do 13º salário este mês, onde, para que seja possível destravar a medida que antecipa os pagamentos será necessário a aprovação da proposta orçamentária. Vale mencionar que segundo técnicos da equipe econômica, o governo já separou a verba necessária para realizar a antecipação da parcela, porém, para isso será necessário o aval do poder Legislativo.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a falar na antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. O ministro voltou a dizer que a antecipação do 13º salário deve ser uma realidade para os segurados deste ano. A fala do ministro ocorreu nesta quinta-feira (11), após reunião com o novo presidente da Câmara, Arthur Lira.

Embora tenha sido noticiado a antecipação do 13º salário para os meses de fevereiro e março, o ministro informou que essa ainda pode ser uma das opções, pois a medida não terá impacto fiscal. Contudo, o ministro declarou ainda que a antecipação só ocorrerá se a pandemia não amenizar.

Postar um comentário

0 Comentários