Goias deve aumetar restrições devido aumento de contaminação por covid

Goias deve aumetar restrições devido aumento de contaminação por covid

 


Com agravamento da crise sanitária no Estado, autoridades dos três poderes e representantes de várias entidades de Goiás se reuniram na manhã desta quarta-feira (17/02), por meio de videoconferência. Eles avaliaram o estudo técnico da Secretária Estadual de Saúde (SES-GO) sobre o avanço da Covid-19.


Gráficos apresentados pela superintendente de Vigilância em Saúde da pasta, Flúvia Amorim, mostram que seis regiões goiana já apresentam pior situação neste momento de segunda onda do Coronavírus em comparação a primeira.


Nesse contexto, há avanço da doença nos municípios como Caldas Novas, Cumari, Ipameri, Itapuranga, Nova Crixás, Goiás, Nova América, Santa Terezinha de Goiás, Crixás, Rubiataba, Itapaci, Baliza, Estrela do Norte, Formoso e Porangatu.


Além deles, já estão próximos dos registros da primeira onda: Catalão, Aragarças, Posse e Aruanã. Porém, o cenário pode ser alterado a qualquer movimento, alertou Flúvia.


A nota técnica dividiu o Estado em 18 regionais, estabelecendo três estágios da Covid-19 para os municípios: situação de alerta, situação crítica e situação de calamidade. O intuito do governo é instruir os prefeitos acerca das medidas de relação à restrição de atividades.


O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou do encontro de São Carlos (SP), onde acompanhava o sepultamento do amigo Osmar Barros, então diretor de operações do Detran-GO, falecido por decorrência da Covid-19, nessa terça (16/02).


Caiado apelou novamente para a conscientização de todos sobre o agravamento da doença.


“Eu falo todos os dias. Já implorei: tenhamos um mínimo de respeito a vida. Tenhamos um mínimo de respeito as pessoas idosas. Nós sabemos hoje que essas novas cepas estão colapsando as enstruturas hospitalares de novo no mundo inteiro, com muito mais velocidade”, alertou Caiado.


Confira detalhes da nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde de Goiás!


Estratificação


Para guiar as ações voltadas para gestão de serviços e controle de contágio, será considerada uma divisão de 18 regiões no Estado. Semanalmente, a avaliação da SES-GO vai estratificar os locais conforme três estágios de situação: alerta, crítica e calamidade. Quando classificada em situação de aler

Postar um comentário

0 Comentários