Caps da região Noroeste de Goiânia recebe doação de cozinha industrial

Caps da região Noroeste de Goiânia recebe doação de cozinha industrial

 


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Noroeste recebe, nesta terça-feira (18/5), equipamentos para implantação da cozinha industrial na unidade. A chegada dos equipamentos possibilitam o início do programa Geração de Trabalho e Renda (Gerarte), iniciativa que atende os usuários dos serviços de saúde mental do município. A entrega oficial acontece às 10h, no próprio Caps.

As doações são provenientes de instituição religiosa e incluem geladeira, freezer, fogão, batedeira e liquidificador. Os equipamentos vão compor a cozinha industrial construída para a implantação do Gerarte na unidade. Até que o projeto seja implantado em sua totalidade, a cozinha inicialmente vai aprimorar a estrutura de oficinas na área de alimentação que já são realizadas na unidade.

“Através das oficinas, o usuário vai aprender todo o processo de produção, desde o preparo até a venda, passando pelos custos, entre outras etapas”, esclarece Sueli Almeida, coordenadora do Caps Noroeste. Assim, o paciente passa de usuário do sistema de saúde mental e assume a condição de produtor.

O Gerarte vem para complementar importantes ações de inclusão promovidas pela unidade. Através de parcerias com instituições, como Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Ceasa, os usuários participam de iniciativas diversas, como o Alimentando Vidas, que trabalha Educação em Saúde e repassa, também, cestas de verduras para famílias da região.

O Projeto Raízes, por sua vez, consiste no plantio de mandioca em lotes baldios, gerando renda para as famílias da região. “Nós já temos oficinas aqui na unidade, mas com a cozinha industrial, poderemos sistematizar o fluxo para torná-las periódicas”, explica Celita Cirino, coordenadora técnica do Caps Noroeste.

"Ações como esta mostram a crença na inclusão social e dignidade humana. Assim, vamos mudando a realidade destas pessoas, mostrando os efeitos positivos da articulação entre sociedades civil e política", elogia Rogério Cruz, prefeito de Goiânia.

Postar um comentário

0 Comentários