Enel participa do lixo zero na Praça universitária em Goiânia

Enel participa do lixo zero na Praça universitária em Goiânia

 



Dia do Lixo Zero é celebrado neste sábado (14) e, para marcar a data, a Enel Distribuição Goiás, por meio do Ecoenelvai realizar a coleta de resíduos recicláveis na Praça Universitária, em Goiânia. O Instituto Lixo Zero em Goiás está liderando o evento, intitulado 1º Drive Thru Lixo Zero Goiânia, que também terá participação da Companhia de Urbanização do Município de Goiânia (Comurg), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Saneago.  

 

A coleta será realizada todo sábado, até o di18 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Limpeza, sempre das 9h às 15h, no formato drive thru, para não provocar aglomeração, já que o público não precisará sair do carro para participar. Serão coletados papel, plástico, vidro e alumínio. Aqueles que contribuírem ganharão como brinde lixeiras para carro. Além disso, todo os bônus gerados a partir da coleta serão doados para a Cooper Rama, cooperativa de catadores de materiais recicláveis. 

 

Também durante os eventos, os clientes poderão trocar até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes - exceto modelos tubulares -, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos mais antigos. Para realizar a troca, basta o cliente apresentar a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas, que não podem estar queimadas ou quebradas. Essa iniciativa é realizada pelo projeto Enel Compartilha Consumo Consciente. 

 

Será realizada, ainda, uma exposição de artesanatos feitos com pneus pelo Grupo Resiclart, apoiado pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, com distribuição de ecobags confeccionadas com materiais reutilizados. 

 

Desde que chegou em Goiás, em março de 2018, o Ecoenel, programa que troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia, já coletou 2,3 mil toneladas de materiais recicláveis e concedeu R 503.731,27 em bônus nas contas de energia de 4.933 clientes no Estado. “Além do retorno financeiro, o programa contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis como papel, plástico e metal”, comenta o responsável por Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria. 

 

A coordenadora do Movimento Lixo Zero Goiás, Raquel Pires Sales, conta que o Dia Mundial da Limpeza está unindo 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo neste sábado (14). "Nosso objetivo é unir a população no desenvolvimento de ações que levarão a uma diminuição da geração de resíduos na cidade, ao correto encaminhamento dos recicláveis para as cooperativas, economia para o município, geração de emprego e renda e melhoria na qualidade de vida de todos nós, além de informar e ensinar como podemos fazer nossa parte.” 

 

Serviço 

1º Drive Thru Lixo Zero Goiânia   

Quando – todos os sábados, de 14/08 a 18/09, das 9h às 15h. 

Onde – Praça Universitáriaem frente ao Museu Antropológico, Setor Universitário, Goiânia. 

 

Sobre o Instituto Lixo Zero

Postar um comentário

0 Comentários