Talibã anuncia volta do ‘Emirado Islâmico do Afeganistão’, nome dado ao país na década de 1990

Talibã anuncia volta do ‘Emirado Islâmico do Afeganistão’, nome dado ao país na década de 1990

 


Talibã declarou nesta quinta-feira, 19, poucos dias após tomar o governo do Afeganistão, que vai adotar o nome “Emirado Islâmico do Afeganistão” para a nação, mesma nomenclatura usada pelos insurgentes quando eles assumiram o poder pela primeira vez, no ano de 1996. 

O anúncio foi feito por meio das redes sociais por um porta-voz do grupo. Segundo agências internacionais, a mudança do nome, assim como a tomada do palácio presidencial pelas forças insurgentes, causou uma sensação de pânico e uma corrida para retirada de estrangeiros da capital, Cabul. 

A estimativa dos Estados Unidos é de que mais de sete mil pessoas ainda precisem ser retiradas do país. As forças militares americanas controlam o aeroporto de Cabul para garantir a evacuação de pessoas ameaçadas. Ainda nesta quinta, o presidente Joe Biden se reuniu com sua equipe de segurança nacional para discutir possíveis ameaças terroristas contra norte-americanos no Afeganistão, que podem incluir ataques do grupo do Estado Islâmico (EI).

Postar um comentário

0 Comentários