ANEEL APROVA REAJUSTE NAS TARIFAS NA CONTA DE ENERGIA EM GOIÁS

ANEEL APROVA REAJUSTE NAS TARIFAS NA CONTA DE ENERGIA EM GOIÁS

 

ANEEL APROVA REAJUSTE NAS TARIFAS NA CONTA DE ENERGIA EM GOIÁS

A  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta quinta-feira (21) o reajuste tarifário da Enel Distribuição Goiás. Anualmente, a Aneel calcula as tarifas de todas as distribuidoras de energia do país. O reajuste médio aprovado pela Aneel foi de 16,45%. Deste total, 13,14% são para cobrir os custos com a compra de energia, encargos setoriais e transmissão, sendo apenas 3,31% destinados à distribuidora para manutenção e investimento na rede. 

 

Em função da redução do nível dos reservatórios das hidrelétricas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) precisou acionar mais usinas termelétricas, que têm um custo de geração mais caro, o que impactou as tarifas. A composição do reajuste foi, portanto, fortemente impactada pela crise hídrica enfrentada pelo país, com reflexo direto nos custos de compra de energia produzida pelos geradores, e pelos encargos setoriais. Importante destacar que o processo de reajuste iniciou com percentual de 24,4% e, após medidas implementadas pelo regulador, chegou-se ao percentual de reajuste médio aprovado. 

 

O reajuste para os consumidores residenciais, que representam mais de 85% de todos os clientes da Enel Goiás, foi de 16,37%. Esses clientes, que até então pagavam R$ 0,547/kWh na conta de energia, a partir do dia 22 de outubro passarão a pagar R$ 0,637/kWh. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e comércios de grande porte, o reajuste médio será de 14,21%. 

Postar um comentário

0 Comentários