Prefeitura de Goiânia substitui jamelões por ipês

Prefeitura de Goiânia substitui jamelões por ipês

 

Prefeitura de Goiânia substitui jamelões  por ipês

A Prefeitura de Goiânia substitui, neste sábado (2/10), jamelões na Avenida Fued José Sebba, no Jardim Goiás, por 106 ipês. A ação realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) conta com parceria da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Secretaria Municipal de Mobilidade(SMM), que fará a interdição da via.

A companhia selecionou 60 trabalhadores que vão fazer a substituição de cerca de 50 jamelões ao longo de três quilômetros. A avenida será interditada a partir das 7h da manhã com previsão de liberação às 16h.

Goiânia tem cerca de 9 mil pés de jamelão. A espécie é originária da Índia e foi introduzida na arborização da capital há cerca de 20 anos. A substituição se faz necessária em decorrência dos inúmeros acidentes que o fruto escorregadio vem provocando nas vias.

Segundo o prefeito Rogério Cruz, a medida vai facilitar a mobilidade e trazer mais segurança para os condutores. “Os jamelões deixam a pista escorregadia ao se misturar com a água da chuva, prejudicando a estabilidade de carros e motos, e provocam acidentes, principalmente quando os motoristas tentam desviar dos frutos”, afirmou.

De acordo com a Amma, a substituição dos pés de jamelão já foi autorizada em razão do tamanho considerável dos ipês que serão plantados. “Nós temos efetivado um plano de ações para substituir os jamelões nas vias de maior movimento na capital de forma gradativa, evitando grandes impactos tanto visuais quanto climáticos”, afirmou o presidente da Amma, Luan Alves.

O presidente da Comurg, Alex Gama, ressalta que as madeiras das árvores retiradas serão reutilizadas. “Vamos cortar essas árvores em metros para lenhas e fabricação de bancos e as folhas irão para a compostagem”.

Postar um comentário

0 Comentários