Chuvas no sul da Bahia afetam 70 mil pessoas e deixam 3,7 mil desabrigados

 


As chuvas que tem atingido o sul da Bahia já afetaram cerca de 70 mil pessoas e deixaram 3,7 mil desabrigados, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia neste domingo, 12. De acordo com os Bombeiros, são 20 municípios em situação de emergência e sete em avaliação, enquanto a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) aponta 30 municípios em situação de emergência. Cerca de 241 bombeiros militares atuam, com o apoio de 2 helicópteros, no resgate de vítimas e na ajuda às comunidades afetadas, sendo que algumas estão ilhadas. Neste domingo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador da Bahia (PT) Rui Costa sobrevoaram a região.

O governo federal recentemente liberou R$ 5,8 milhões para as cidades de Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba e autorizou a utilização de tropas do exército brasileiro no resgate e realocação de pessoas desabrigadas pelas enchentes e inundações. 

Segundo o ministro Rogério Marinho, mais dinheiro pode ser enviado para as prefeituras que solicitarem, contanto que apresentem um projeto, e nove pedidos já estariam em análise. “Em seguida, teremos um projeto de retomada, ou seja, restabelecimento de serviços oficiais e, por fim, a reconstrução da infraestrutura, inclusive das residências dos moradores que tenham sido atingidos por essa tragédia”, disse Marinho. 

O governo federal também permitiu que os moradores da região saquem o FGTS e prometeu antecipar o abono salarial e estender em duas parcelas o seguro-desemprego.

Postar um comentário

0 Comentários