Eficiência energética é indispensável para indústrias e empresas

Eficiência energética é indispensável para indústrias e empresas

 Veja como a eficiência energética tem se tornado um dos pilares do crescimento das indústrias modernas

Foto /reprodução


A eficiência energética tem se mostrado um pilar importante do desenvolvimento nos dias atuais, principalmente para empresas e indústrias modernas.


Como grandes consumidoras de eletricidade, elas podem desperdiçar quantias alarmantes de dinheiro em edifícios ineficientes. Seja por razões financeiras ou ambientais, a eficiência energética das empresas tornou-se uma prioridade para os consumidores comerciais que desejam gastar o menos possível em energia.


Quanto mais você aprende sobre o assunto, melhor entende por que grandes nomes, como Apple, Microsoft e Google, têm investido nessas soluções de economia de energia. 


Se você está procurando economizar energia no trabalho, mas ainda não entende por que conservar energia ou melhorar a eficiência energética, ficará surpreso ao descobrir todas as maneiras como isso pode beneficiar seu negócio.

Como as empresas se beneficiam da eficiência energética?

De simples mudanças na iluminação comercial a uma troca completa, o gerenciamento estratégico de energia economizará o dinheiro da sua empresa e aumentará a produtividade dos seus funcionários. 

Custos operacionais mais baixos

Um dos mitos mais antigos em torno da eficiência energética é que apenas governos e grandes organizações têm a força financeira necessária para tornar seus processos mais eficientes em termos de energia. 


Este argumento foi, em grande parte, o resultado dos substanciais custos iniciais associados à instalação de tecnologia de energia renovável e verde.


Mesmo que isso possa ter algum elemento de verdade, nas últimas décadas o custo das instalações de energia ecologicamente corretas caiu drasticamente. 


Com os facilitadores da eficiência energética com os preços mais baixos de todos os tempos, empresas de todos os tamanhos podem fazer a transição de seu uso de energia para opções mais ecologicamente corretas e, assim, reduzir seus custos recorrentes de energia, ao apostar em fontes renováveis e próprias.




Maior valor no mercado imobiliário

Os benefícios esperados da eficiência energética estão estimulando o crescimento da demanda por edifícios verdes. 


Os resultados tangíveis de espaços mais verdes, como maior resiliência, maior confiabilidade, custos de energia reduzidos e despesas operacionais mais baixas, são uma proposta atraente em um mundo onde os líderes de negócios estão sob pressão cada vez maior de conselhos e acionistas para manter os gastos baixos.


De acordo com o programa Energy Star, edifícios com eficiência energética têm maior valor patrimonial do que edifícios comuns e também taxas de ocupação mais altas. O seu investimento na eficiência do seu edifício é, portanto, um jogo de valor a longo prazo.

Imagem de marca aprimorada

Existe uma ampla conscientização pública sobre os fundamentos da conservação ambiental, energia limpa e redução da poluição. Por esse motivo, os consumidores estão cada vez mais atentos à forma como os negócios com os quais interagem afetam positiva ou negativamente o meio ambiente.


Com todos os outros fatores constantes, os clientes estão tomando decisões de compra com base na responsabilidade ambiental de um vendedor. Além disso, existem inúmeros “prêmios verdes” que reconhecem as empresas pela eficiência energética. 



Saúde do empregado

Os consumidores podem ser atraídos por marcas que demonstram um compromisso com uma vida ecologicamente correta, mas os funcionários também. 


E por um bom motivo. A eficiência energética traz benefícios para a saúde dos trabalhadores por meio de um melhor isolamento do prédio, sistemas eficientes de aquecimento e resfriamento, equipamentos elétricos otimizados e melhor iluminação.


A exposição prolongada a ambientes frios pode causar uma série de doenças. O superaquecimento, por outro lado, pode causar desidratação. 


A boa qualidade do ar reduz as toxinas, partículas e gases nocivos que os funcionários inalam. Manter as condições internas dentro dos parâmetros recomendados se traduz em um ambiente mais saudável para os funcionários.

Vantagem competitiva

A eficiência energética oferece às empresas a capacidade de fazer mais com menos energia. 


As empresas podem otimizar o gasto de energia, o uso de recursos, processos e operações gerais. O equipamento é menos caro para operar, os produtos são mais negociáveis e os serviços são entregues de maneira mais acessível.


Tudo isso dá à empresa uma vantagem sobre a concorrência. No ambiente de mercado hipercompetitivo de hoje, mesmo uma vantagem operacional aparentemente marginal sobre um concorrente pode proporcionar ganhos substanciais em velocidade e vendas.

Exposição reduzida às oscilações do preço da energia

Os preços do petróleo, gás natural, carvão e outras fontes de energia nunca são estáticos. 


Ocorrem flutuações anuais e sazonais significativas e essas mudanças de preço podem ser bastante acentuadas. Os aumentos nos preços dessas fontes de energia são eventualmente repassados aos consumidores de energia.


Isso pode tornar o orçamento e a previsão um empreendimento precário, em que os custos de energia representam uma proporção substancial dos gastos. 


A adoção de soluções ecológicas e eficientes em termos de energia, como o aluguel de gerador, por exemplo, pode proteger sua empresa de contas de energia imprevisíveis.

Conformidade regulatória

Muitos países estabeleceram regulamentos específicos sobre o uso de energia, emissões de gases de efeito estufa, poluição e gestão de resíduos. 


O Reino Unido, por exemplo, tem o Esquema de Oportunidades de Economia de Energia (ESOS), um esquema de auditoria de energia obrigatório para grandes organizações.


As empresas que não cumprem essas leis ambientais enfrentam uma ampla gama de consequências punitivas. Mudar para fontes de energia ecologicamente corretas reduz o risco de que a empresa possa entrar em conflito com essas leis ambientais.

Valor de mercado

Uma empresa que leva a sério a eficiência energética é uma empresa determinada a entregar o máximo valor aos seus acionistas. 


Embora muitos investidores vejam a energia verde como algo para um bem maior, eles também a consideram um indicador importante de que a empresa está preparada para um futuro em que a eficiência energética é a norma e não a exceção.




Eficiência é a chave para o crescimento

A eficiência energética das empresas pode ser difícil, mas há muitos benefícios para uma empresa que a leva a sério. 


Claro, usar menos energia pode reduzir os custos da sua empresa, mas uma estratégia de eficiência energética eficaz também pode melhorar a reputação da sua marca, proteger sua empresa contra mercados de energia voláteis, melhorar a produtividade dos funcionários e ajudar a salvar o planeta.


Com governos em todo o mundo definindo metas de redução de carbono e a introdução de regulamentações mais rígidas de uso de energia parecendo mais provável do que nunca, não há melhor momento para começar a melhorar a eficiência energética de seus negócios.

Postar um comentário

0 Comentários