5 empresas são multadas por deixar trabalhadores sem minimas condições de trabalho em Anicuns

5 empresas são multadas por deixar trabalhadores sem minimas condições de trabalho em Anicuns

A operação ocorreu entre os dias 06 a 08 deste mês, no município de Anicuns(GO), e teve a participação da PRF, Ministério do Trabalho e Previdência e o Ministério Público do Trabalho. 




A ação foi desencadeado após denúncia de trabalho escravo em uma determinada empresa. Além da empresa denunciada foram fiscalizadas  mais 5 empresas da região. 

Embora a situação dos trabalhadores das empresas fiscalizadas não tenham configurado como sendo “trabalho análogo à condição de escravo”, os trabalhadores rurais estavam em condições bastante precárias. 

O integração entre os órgãos gerou um resultado de 168 trabalhadores rurais alcançados, acompanhamento de pagamento de R$ 125 mil em verbas rescisórias, lavratura de 60 autos de infração, cujo valor estimado é em torno de 300 mil reais. Além da interdição de uma máquina de produção de cavacos de madeira e de uma frente de trabalho de extração de eucaliptos.

O trabalho escravo se caracteriza por situações de trabalho similares à escravidão, com jornada exaustiva, trabalho forçado, condições degradantes e servidão por dívida. As propostas de trabalho normalmente são feitas mediante fraude, ameaças, violência física ou psicológica.


Antes de aceitar uma proposta de emprego, as pessoas devem se informar sobre a seriedade da empresa, qual a carga horária e o salário oferecido, bem como se o local de trabalho é adequado. Em caso de denúncia, é possível utilizar o Disque 100, fazer contato com o Ministério Público do Trabalho por meio do site: www.prt2.mpt.mp.br, ou com a PRF, pelo 191.

Postar um comentário

0 Comentários