ENEL REALIZA SALÃO DE CARREIRAS

ENEL REALIZA SALÃO DE CARREIRAS

 


A Enel Distribuição Goiás promove nesta quinta-feira (15) o Salão de Carreiras, na Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG), das 9h às 21h. No evento, empresas convidadas poderão divulgar suas vagas de trabalho disponíveis e quem comparecer terá acesso à plataforma exclusiva de empregos do Enel Compartilha Oportunidade. Além disso, serão realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa abertas à comunidade, tudo com temática relativa ao mercado de trabalho.

 

O Salão de Carreiras é um evento voltado para construção de conexões entre pessoas que estão procurando desenvolver suas carreiras e empresas onde essas pessoas mais desejam trabalhar. “Será um espaço para troca de experiências e conhecimento entre as empresas dos sonhos da população goiana. Essas empresas buscam o constante desenvolvimento de sua área de recursos humanos e querem atrair os melhores talentos. Nosso objetivo é conectar pessoas a empresas, com foco na melhora da empregabilidade dos jovens e, consequentemente, geração de renda na comunidade”, explica a coordenadora de projetos na Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Lícia Borges.

 

A Enel Distribuição Goiás, ao lado de empresas parceiras - Trinus .co, Auvo Tecnologia e AmarCafé -, vai proporcionar um dia de construção de conhecimento, por meio de painéis onde profissionais das empresas vão apresentar o caminho que as pessoas devem percorrer para desenvolverem o perfil procurado nos processos seletivos; e oficinas voltadas para empregabilidade, tratando de como elaborar currículo atrativo, como se portar em entrevista de emprego etc.

 

Além disso, o Salão de Carreiras é o ápice do projeto Geração de Energia, que promoveu curso com conteúdo voltado a temas de tecnologia para jovens com idade entre 18 e 29 anos. Os alunos tiveram aulas com professores convidados da Universidade Federal de Goiás (UFG) e ainda receberam bolsa-auxílio de R$ 200 para apoiar nos custos de deslocamento e alimentação.

 

O objetivo do projeto Geração de Energia é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, tornando-os líderes locais e desenvolvendo-os através de conhecimentos da indústria 4.0 e socioemocionais. “A partir dessa trajetória eles poderão multiplicar o que aprenderam junto às suas comunidades. Além de aprenderem como superar a insegurança, timidez, baixa-estima e indecisão no mercado de trabalho”, comenta Lícia.

 

A iniciativa é do projeto Enel Compartilha Oportunidade, que chegou a Goiás em 2018 e já contabiliza mais de 8 mil beneficiados com as oficinas presenciais e on-line de orientação profissional, 126 eletricistas formados nos cursos oferecidos e 120 jovens contratados por empresas parceiras do projeto. Seu objetivo é desenvolver oficinas de capacitação para o mercado de trabalho destinadas a jovens e adultos, auxiliar na criação de redes de empregadores com empresas parceiras, encaminhar currículos e acompanhar o desenvolvimento profissional dos participantes. Essa iniciativa está alinhada aos compromissos da Enel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico).

 

Olimpíadas

 

No mesmo dia haverá a cerimônia de premiação da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), junto com a Enel Distribuição Goiás, vai premiar três alunos e 1 professor de Goiás com notebooks e 755 alunos goianos receberão medalhas.

 

As inscrições para a ONEE começaram em julho e foram até setembro. Também foi realizada a formação de professores para se prepararem para a etapa seguinte, a multiplicação de conhecimentos entre os estudantes, e a realização das provas para a aferição do aprendizado. Tudo de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e impresso, acrescido da realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

 

O curso direcionado aos estudantes foi composto por três módulos, que contemplaram assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de gamificação, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade.

 

Durante a olimpíada foram utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluíram, também, a realização de Blitz da Eficiência nas áreas atendidas por cada distribuidora, que foram ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da competição.

Postar um comentário

0 Comentários