ProBem: inscrições para novas bolsas começam na segunda

 


A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) inicia o período de inscrições para novos bolsistas do Programa Universitário do Bem (ProBem) nesta segunda-feira (16/01). O processo de inscrição é todo eletrônico e deve ser feito no site www.ovg.org.br/probem, até o dia 29 de janeiro de 2023. Neste processo seletivo, cinco mil bolsas serão disponibilizadas para estudantes universitários em situação de vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico). 

 Atualmente, o Probem tem 12.736 bolsistas, com beneficiários em 228 municípios goianos, distribuídos em 90 Instituições de ensino superior, em 72 cursos diferentes. 

Os estudantes contemplados nesta seleção receberão o benefício no primeiro semestre deste ano (2023/1). BOLSAS Das novas bolsas ofertadas, 1,5 mil serão integrais e 3,5 mil parciais. As bolsas parciais correspondem a 50% do valor da mensalidade, e as integrais, a 100%. 

 As bolsas concedidas aos estudantes que cursam Medicina ou Odontologia têm limites maiores: R$ 2.900 para parciais e R$ 5.800 para integrais. Além de estar inscrito e com os dados atualizados no CadÚnico, os candidatos devem comunicar dados pessoais, informar sobre a renda familiar e trabalho, sobre a instituição de ensino superior (IES) e cursos pretendidos. É necessário morar em Goiás, estar na primeira graduação e ter vínculo com uma IES cadastrada no ProBem em curso superior de graduação na modalidade presencial. 

 CENTRAL DE RELACIONAMENTO DO PROBEM


 Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do ProBem pelo telefone (62) 3201 9351 para residentes da capital ou 0800 062 9413 para o interior. O contato pode ser feito ainda por meio do WhastApp (62) 9 9641 6090. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. 

 PROBEM 


O Programa Universitário do Bem, sancionado pelo Governo de Goiás em janeiro de 2021, tem o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento aos mais vulneráveis. A iniciativa traz maior segurança ao processo de seleção, eleva o potencial de redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao ensino superior. O programa promove também o alinhamento às demandas por mão de obra qualificada em Goiás. 

 Entre os diferenciais do ProBem está a abertura de portas para estágios e qualificação profissional por meio do Banco de Oportunidades. “Sabemos que a educação é uma ferramenta fundamental para o combate à pobreza e o governador Ronaldo Caiado trabalha para que, cada vez mais, a oportunidade de cursar uma graduação chegue para aquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”, comenta a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado. 

 A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, reforça: “O ProBem representa mais que uma bolsa de estudos. O programa representa a oportunidade de mudança de vida para milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social e para suas famílias. É uma alegria imensa anunciar a abertura do processo seletivo para cinco mil novas bolsas universitárias”.