Aprovada criação de mutirões para consultas e cirurgias de pacientes que aguardam na fila de atendimento

Aprovada criação de mutirões para consultas e cirurgias de pacientes que aguardam na fila de atendimento

O texto é de autoria do vereador Raphael da Saúde (DC). "Trata-se de uma proposta de elevado alcance social, que irá beneficiar dezenas de pessoas que necessitam de imediato atendimento médico, seja uma cirurgia ou uma consulta especializada", justificou.


 Em segunda e última votação, a Câmara de Goiânia aprovou, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (9), projeto de lei (PL 00277/2021) para criação de mutirões médicos, pela Prefeitura, voltados a consultas especializadas e cirurgias eletivas de pacientes que aguardam na fila de espera da rede municipal de saúde. O texto é de autoria do vereador Raphael da Saúde (DC). "Trata-se de uma proposta de elevado alcance social, que irá beneficiar dezenas de pessoas que necessitam de imediato atendimento médico, seja uma cirurgia ou uma consulta especializada", justificou.

Segundo o vereador, o assunto já foi discutido com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e a expectativa é de que o projeto seja sancionado o mais rapidamente possível. "Ademais, o governo federal vai destinar mais de R$ 700 milhões para todos os municípios brasileiros para essa finalidade, ou seja, reduzir filas das pessoas que aguardam por cirurgia ou atendimento especializado. Esses mutirões serão vitais para trazer novos alentos a tanta gente pelo país", afirmou Raphael.

Ainda de acordo o parlamentar, "muita gente, que aguarda na fila, tem problema de saúde que precisa ser resolvido de imediato. Por exemplo, temos casos, em Goiânia, de pessoas que esperam por mais de um ano para consulta. Outras esperam, há seis anos, por cirurgia nos quadris. Sem esquecer igualmente a gravidade dos diabéticos, cuja fila precisa ser reduzida drasticamente".

Seleção

Conforme o projeto, os beneficiados pelo atendimento serão selecionados mediante triagem a ser feita pela Secretaria Municipal de Saúde ou no banco de dados do Sistema Única de Saúde (SUS). A Prefeitura poderá formalizar parcerias com entidades filantrópicas, públicas e privadas, bem como com a sociedade civil, sem fins lucrativos.

"É fundamental celeridade neste processo para reduzirmos o sofrimento de milhares de pessoas que buscam atendimento médico nos órgãos da administração municipal", concluiu Raphael da Saúde.

Via Câmara municipal de Goiânia 

Postar um comentário

0 Comentários