Equatorial Goiás anuncia nova Linha de Alta Tensão Goianésia - Barro Alto

Equatorial Goiás anuncia nova Linha de Alta Tensão Goianésia - Barro Alto

Construção da nova rede vai ampliar a oferta de energia e elevar a qualidade do serviço para clientes de Goianésia, Jaraguá e parte de Barro Alto



A Equatorial Goiás confirma, para este semestre, a entrega da nova Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Goianésia – Barro Alto, uma grande obra muito esperada pela região, com investimento de mais de R$ 38 milhões e que trará benefícios para o fornecimento de energia de cerca de 180 mil clientes, o que significa, aproximadamente, 58 mil unidades consumidoras, dos municípios de Goianésia, Jaraguá e parte de Barro Alto.  

 

Com 35 quilômetros de extensão, a nova LDAT viabilizará a conexão de novos clientes e o atendimento às solicitações de aumento de carga. O gerente de obras de Alta Tensão da Equatorial Goiás, Reginaldo Santos, explica a importância desta entrega para Goiás, uma vez que a empresa poderá disponibilizar energia para que grandes comércios e indústrias se instalem na região. “Estamos acelerando os processos de conclusão desta obra que representa um marco muito importante para a chegada do Grupo Equatorial no Estado. Com esta entrega, já prevista para os próximos meses, novas empresas podem se planejar para iniciar suas atividades e fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico nestes municípios”, destaca Reginaldo. “Além disso, esta nova rede será a fonte principal de distribuição de energia de Goianésia. A linha em funcionamento, que atualmente é a única da região, funcionará como uma suplência. Isso significa que, em caso de uma falha por uma queda de árvore, por exemplo, a companhia terá uma fonte alternativa para atender a todos os clientes até a conclusão dos reparos”, ressalta. 

 

Para a construção de uma Linha de Distribuição de Alta Tensão deste porte, é necessário um planejamento assertivo, considerando que muitos equipamentos são produzidos especificamente para o projeto e por isso, é necessário comprometimento com prazos e procedimentos de segurança. São cerca de 140 torres instaladas, com estruturas que chegam a até 24 metros de altura, que se inicia na Subestação Goianésia e segue até a Subestação Barro Alto de Furnas, onde a Equatorial construiu um vão para receber a rede. A linha percorre os municípios de Barro Alto e Goianésia e mais de 99% da sua extensão foi construída na zona rural.  

 

Reginaldo acrescenta que a linha foi totalmente instalada com materiais de extrema qualidade, aliados à tecnologia de equipamentos telecontrolados, que dão mais flexibilidade à operação do sistema. “A rede é totalmente telecontrolada. Isso significa que, no caso de uma falha em que não haja dano estrutural, como cabo partido, poste quebrado, podemos recuperar o fornecimento de energia direto do nosso Centro de Operações, em Goiânia. Se houver uma ocorrência mais grave, com danos estruturais, conseguimos remanejar as cargas para a linha suplente e identificar, com mais rapidez, o possível ponto de defeito, agilizando o envio de equipes emergenciais para os reparos necessários”, completa. 

 


Postar um comentário

0 Comentários