O que devo fazer quando algo cair no meu olho?

O que devo fazer quando algo cair no meu olho?

Neste episódio o Oftalmologista Dr. Ricardo Shinji dará mais detalhes sobre o assunto



Caiu alguma coisa no olho, como sabonete, álcool gel ou alguma sujeira? Você sabe o que fazer e o que não fazer? Neste episódio o Oftalmologista Dr. Ricardo Shinji explica o que fazer caso isso aconteça. 

Produtos químicos podem entrar em contato com nossos olhos caindo diretamente neles, espirrando ou através de nossas mãos e dedos.

Produtos de higiene e cuidados pessoais como xampu, sabonete e filtro solar, podem causar irritações que geralmente se resolvem em até um dia. O próprio lacrimejamento natural é uma defesa de nosso organismo e também podemos enxaguar para aliviar mais rápido.
Já produtos químicos mais nocivos, como álcool, produtos de limpeza, tintas e combustível podem provocar queimaduras mais graves, deixando sequelas que podem levar à cegueira. Nesses casos, 

lave abundantemente os olhos e o rosto com água corrente por cerca de 20 minutos. Caso esteja utilizando lentes de contato, retire-as. Tomar um analgésico para alívio da dor, é recomendável. E é sempre necessário procurar um oftalmologista para avaliação de possíveis danos. E queimaduras também podem ser por fogo ou calor, nesse caso, faça compressa de água fria e procure um atendimento de emergência.

O que fazer quando cair cair algo nos olhos? 

  1. Não esfregue os olhos e nem tente removê-los. Isso pode provocar ou agravar uma lesão
  2. Pisque para estimular o lacrimejamento. A lágrima é uma defesa natural

  3. Enxágue sob água corrente, pois isso também ajuda a eliminar o corpo estranho.

Fragmentos de madeira, metal e vidro podem provocar lesões mais graves, dependendo da intensidade e velocidade que caiu no olho. Atividades industriais ou domésticas com ferramentas como martelo ou máquinas, como serra e furadeira frequentemente liberam bastante partículas, que podem perfurar o globo ocular. Nesses casos evite mexer nos olhos e jamais tente remover qualquer fragmento. Isso pode piorar uma lesão que inicialmente pode não ser tão grave. Faça um curativo, pode utilizar gaze fixada com micropore, que é semelhante ao esparadrapo mas com furinhos para respiração, e procure imediatamente um serviço médico de urgência. 

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda. 



Fonte: Brasil 61

Postar um comentário

0 Comentários