Segundo as contas trimestrais divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal.
Em comparação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3%.
O resultado de crescimento do PIB está em consonância com o monitor de atividade econômica do PIB-FGV, que apontava um crescimento de 1,6% para este trimestre. Portanto, o resultado foi superior às estimativas.
Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões. Houve alta na agropecuária (21,6%), nos serviços (0,6%) e estabilidade na indústria (-0,1%).
A Formação Bruta de Capital Fixo, ou seja os investimentos gerados na economia, avançou 0,8% no primeiro trimestre de 2023. A taxa de investimentos totaliza 17,7% do PIB, abaixo do mesmo período observado no ano anterior.
Já a taxa de poupança ficou em 18,1% no trimestre, ante a 17,4% no mesmo período de 2022.
No setor externo, Exportações de Bens e Serviços apresentaram alta de 7,0%, e as importações avançaram 2,2% no primeiro trimestre.
Fonte: Brasil 61
0 Comentários
Deixe seu comentário