Veja

6/recent/ticker-posts

 


Pesquisa data folha ; Maioria considera justa condenação de Lula e critica decisão de Fachin



A decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Operação Lava Jato não é bem vista pela maioria da população brasileira, aponta pesquisa DataFolha divulgada nesta segunda-feira, 22. 

Para 51% dos entrevistados, o ministro errou ao anular as sentenças dos casos do tríplex do Guarujá, do sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, e do Instituto Lula. Já para 42% dos brasileiros, Fachin agiu corretamente ao anular as condenações e 6% dos participantes não souberam avaliar a situação, que vem gerando debates entre políticos, juristas e demais membros da sociedade.


 A pesquisa, que contou com a participação de 2.023 pessoas nos dias 15 e 16 de março, também aponta que 57% dos brasileiros considera justa a condenação de Lula proferida pelo então juiz Sergio Moro. 

O ex-ministro da Justiça condenou, inicialmente, o petista a 9 anos e seis meses de prisão, pena que foi reduzida a 8 anos e 10 meses pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Ao todo, 38% dos entrevistados consideram a sentença injusta e 5% não souberam responder. Dos entrevistados, 37% afirmam ter conhecimento sobre as condenações do ex-presidente e se consideram bem informado, 44% dizem ter conhecimento, mas admitem estar mais ou menos informados, 7% dos participantes estão mal informado, embora também tenham conhecimento sobre o assunto e 13% não possui conhecimento. 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos, para mais ou para menos

Com Informações da jovem pan

Postar um comentário

0 Comentários