A Enel Distribuição Goiás preparou um plano estratégico para as festividades da Romaria do Muquém, que acontece em Niquelândia no mês de agosto. Depois de dois anos de espera devido à pandemia de Covid-19, milhares de pessoas devem participar da tradicional festa. Em atenção ao grande público, esperado para este ano, a companhia preparou um plano de ação, em parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial do município, para garantir a melhoria na qualidade do fornecimento de energia e a segurança aos comerciantes que precisam das ligações provisórias para trabalhar durante os dias de festa.

 

Somente neste ano, a empresa já realizou a poda de cerca de 1,5 mil árvores e galhos que estavam próximos à rede elétrica e a limpeza de mais de 885 quilômetros quadrados de faixa de servidão. O objetivo é combater a incidência de toque ou queda de vegetação sobre a rede, um dos principais motivos que levam à falta de energia. A expectativa da companhia é reforçar ainda mais as ações preventivas neste mês de julho.

 

O responsável de manutenção da regional que atende o município de Niquelândia, Marcus Alex, explica que já foi realizada uma inspeção prévia na rede elétrica da região, incluindo a zona rural, para o mapeamento de possíveis pontos de defeito e correção. Para essas inspeções, além da equipe em campo, a companhia utiliza drones e helicópteros, equipamentos de tecnologia que otimizam o trabalho e trazem resultados assertivos. “Já corrigimos cerca de 1000 pontos na rede, desde que iniciamos o reforço desse trabalho. Trocamos postes e equipamentos como cruzetas, isoladores e conexões, além da substituição de cabos de rede por outros mais resistentes, o que minimiza as ocorrências de cabo partido”, explica Marcus.

 

A companhia também focou na manutenção da rede elétrica com equipes de Linha Viva, que são profissionais altamente treinados e capacitados para executar a manutenção da rede sem desligar, ou seja, as equipes trabalham sem impactar o fornecimento de energia para os clientes. “Essa é uma ação que beneficia principalmente os comerciantes, que não podem ser impactados pelo desligamento da rede no horário comercial. A manutenção da rede é sempre realizada durante o dia, para garantir ainda mais segurança aos profissionais. Apenas as ações emergenciais são realizadas à noite. Com a possibilidade de se trabalhar com equipes de Linha Viva, conseguimos prevenir falhas e não impactar o serviço para os clientes”, reforça o Diretor de Manutenção.

 

A empresa está preparando uma força tarefa para os dez dias de festa, que acontecerá em agosto, com reforço de equipes em campo e geradores em pontos estratégicos do município para garantir agilidade em casos emergenciais, além de equipes especializadas para atendimento aos comerciantes que solicitaram ligações provisórias. “Estamos trabalhando fortemente para contribuir com uma das festas mais tradicionais do Norte do Estado. Nosso foco é fornecer um serviço de qualidade e com segurança, além de movimentar a economia da cidade. As equipes da Enel ficarão em pontos estratégicos com caminhões equipados com geradores para atuar com agilidade, principalmente, em casos de serviços essenciais. A melhoria contínua do serviço é a prioridade para a companhia no Estado”, afirma Marcus Alex.