Veja

6/recent/ticker-posts

 


Região Noroeste de Goiânia:Hugol realiza ação no trânsito nesse Carnaval


O Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira promove nessa sexta-feira, 9, mais uma edição do PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação para o trânsito, nas rodovias GO-060 (saída para Trindade) e GO-070 (saída para Goianira).

Desde 2016, até dezembro de 2017, o hospital promoveu nove ações no trânsito, que resultaram na orientação de 20.307 motoristas. Em um primeiro momento todas aquelas pessoas vestindo amarelo, parando o trânsito, assustam os motoristas que pensam de imediato: “é uma blitz!”. Quando o espanto inicial é ultrapassado, ao descobrir que se trata de uma ação educativa, vem outra dúvida: “é um hospital nas ruas?!”.

De acordo com o diretor geral do Hugol, Dr. Hélio Ponciano Trevenzol, a motivação principal da unidade é interromper o ciclo da morte que tem sido vivenciado no cenário do trânsito. “Pessoas morrem ou ficam com sequelas por toda a vida devido aos acidentes de trânsito; precisamos iniciar um novo tempo na sociedade em que a prevenção será sempre o norte”, explica o médico. No período de julho de 2015 a dezembro de 2017, o Hugol realizou 13.921 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito.

Desses, 59% referem-se a acidentes com motocicletas, 31% a acidentes com outros veículos e 10% a vítimas de atropelamento. “O acidente é, geralmente, diferente de uma doença, pois a pessoa está saudável e em uma fração de segundos acontece uma situação que leva a um comprometimento muito grande na vida dessa pessoa, o que inclui todo o núcleo familiar e social. As fatalidades existem, mas há uma grande parcela dos acidentes que pode ser evitada, pois são causados por imprudências, como o consumo de bebida alcoólica, o ato de falar ao celular enquanto dirige e as ultrapassagens perigosas.

A prevenção é o principal”, explica o supervisor médico da Ortopedia do Hugol, Dr. Carlos Eduardo Fraga. Serviço PARE (Rodovias) – Carnaval – “Um PARE pela vida!” Data: 09 de fevereiro de 2018 (sexta-feira pré-feriado de Carnaval) Horário: 14h30, às 17h Local: Barreiras policiais das rodovias GO-060 (saída para Trindade) e GO-070 (saída para Goianira) Apoio: Unimed Goiânia, DETRAN-GO, Comando de Policiamento Especializado (Rodoviário) – Polícia Militar do Estado de Goiás e Corpo de Bombeiros